Exame Microsoft Azure AZ-104 — Azure Virtual Network
Série de artigos com referências de estudos para o exame Microsoft Azure -AZ-104 Certification
Nossa série de artigos sobre o exame AZ-104 vou compartilhar o entendimento de diversos tópicos do exame para que sirva de auxílio de estudos para minha preparação para a prova, bem como possa servir de auxílio para outras pessoas que trilham o mesmo caminho.
Azure Virtual Network
O Azure Virtual Network (Vnet) é um bloco fundamental para sua rede privada no Azure. A Vnet possibilita a comunicação entre vários tipos de recursos no Azure, como VMs, a comunicação entre elas, comunicação com a internet e redes on-premise (redes privadas).
A Vnet pode ser considerada como uma rede tradicional que é operada dentro do seu próprio datacenter, porém com os benefícios que a Cloud da Microsoft oferece tais como escala (scale), disponibilidade (HA) e isolação (isolação de recursos e regras de acesso)
Abaixo, um cenário exemplo onde temos uma Vnet na infraestrutura do Azure e recursos (virtual machines) alocados dentro de duas sub-nets distintas.
Comunicação das Vnets
Você pode comunicar as Vnets através de algumas técnicas, uma delas é a Vnet peering.
Vnet peering permite que você conecte redes virtuais para que consiga comunicar entre recursos (ex: Azure Kubernetes Services, Azure SQL Databases, etc).
Essa conexão pode acontecer entre regiões iguais ou diferentes no Azure.
Na prática seria algo bem similar a imagem abaixo.
Filtro de trágego de rede
Com redes virtuais distintas você pode ter o cenário onde precise comunicar e também filtrar esse tráfego e para isso você poderia usar algumas opções, tais como:
- Network security groups:
Dessa forma você pode conter várias regras de entradas e saída da sua rede que possibilita que você filtre as origens e saídas do tráfego por recursos, restringindo por fonte, IP, porta e protocolos. - Network virtual appliances:
Uma NVA é uma VM que faz o trabalho de uma rede, tal como um Firewall ou outra função existente em uma rede
Com isso finalizamos o assunto de Azure Virtual Network.
Até a próxima.